segunda-feira, 26 de maio de 2008


Família Bastos


Tendo origem no nobre Gomes Viegas de Basto, o primeiro a usá-lo como nome de família e a transmiti-lo aos seus descendentes, o sobrenome Bastos (e suas variantes: de Basto, do Basto, de Bastos etc.) é do tipo toponímico, ou seja, originou-se do nome de algum lugar. Esse Gomes Viegas, proveniente da família Barroso, nasceu por volta do ano 1160 numa região de Portugal chamada Cabeceiras de Basto, e por isso recebeu esse sobrenome.


Gomes Viegas de Basto teve provavelmente cinco filhos, três dos quais receberam o sobrenome e transmitiram-no aos seus descendentes até os dias de hoje.


A genealogia de Gomes Viegas de Basto, aqui apresentada, é composta por nobres das mais variadas origens familiares e geográficas.


Nela estão presentes condes e reis de Castela, Leão, Portugal e diversas outras Casas européias, líderes de Roma (imperadores, cônsules, senadores) e de Israel (altos-sacerdotes), famílias reais britânicas, bárbaras (godos, visigodos, ostrogodos, francos sicambros e simérios), bizantinas, armênias, persas, assírias, babilônicas, sírias e egípcias (faraós).


Além disso, há alguns casos de pessoas lendárias, que existiram de verdade mas que têm histórias míticas ou mitológicas. Para esses indivíduos, também foram acrescentadas suas genealogias míticas, que muitas vezes terminam em deuses como Júpiter ou em homens mitológicos como Adão e Eva.

domingo, 25 de maio de 2008

"Num deserto de almas também desertas, uma alma especial reconhece de imediato a outra (...)."

ABREU, Caio Fernando. Aqueles Dois. In: Morangos Mofados. Editora Brasiliense: São Paulo, 1982, p.126.

sábado, 24 de maio de 2008

Touro é o segundo signo astrológico do zodíaco, situado entre Áries e Gêmeos e associado à constelação de Taurus. Seu símbolo é um boi. Forma com Virgem e Capricórnio a triplicidade dos signos da Terra. É também um dos quatro signos fixos, juntamente com Leão, Escorpião e Aquário. Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, os taurinos são as pessoas nascidas entre 21 de Abril e 20 de Maio.

Mitologia
Osíris era deus dos mortos do Egito e aparecia com uma cabeça de touro. No Egito, quando o touro sagrado morria, colocavam-lhe um disco de ouro entre os chifres (símbolo do sol, a força da vida) e era pranteado e mumificado. O voltear dos toureiros de hoje, entre os chifres do touro, lembra a dança em honra ao animal. Zeus se apaixonou por Europa, que brincava na praia. Transformou-se num belo touro branco e aproximou-se ajoelhando-se aos pés dela. Europa não resistiu e trepou em cima do touro, que a transportou pelo mar até a Ilha de Creta, onde a fecundou. Na constelação de Touro só aparece a sua parte dianteira, porque o resto ficou submerso no mar. Mais tarde, em Creta, Europa deu à luz ao futuro rei Minos; como rei tinha um belo rebanho de touros dedicados a Poseidon e disse-lhe que se o deus o fizesse rei dos Mares – símbolo da conquista marítima – ele lhe daria seu animal mais belo. Então Creta floresceu, tornando-se uma ilha forte, mas Minos era avarento e cobiçoso, não queria se desfazer daquilo que possuía e menos ainda, das melhores. Por isso resolveu enganar Poseidon oferecendo-lhe um touro de segunda categoria. Poseidon se aborreceu e pediu ajuda a Afrodite para vingar-se. Minos era casado com Pasifae e sua mulher apaixonou-se por um belo touro branco. Pasifae pediu ajuda a Dédalo, um arquiteto que vivia na corte, patrocinado pelo rei. Dédalo vendeu-se, colaborando contra seu benfeitor em troca de bens materiais, construindo uma espécie de vaca para Pasifae se disfarçar e poder se unir ao touro. Dessa união nasceu o Minotauro, um monstro metade homem, metade touro. O Minotauro representa o ser humano consumido pelos seus desejos e o conflito entre o lado humano e o bestial, existente em todos nós. O monstro precisava ser preso e o rei mandou Dédalo construir-lhe uma prisão: o labirinto. O labirinto foi, na verdade, um palácio complicado na Ilha de Creta, a fim de que não fosse invadido e, também, um mosaico desenhado no chão onde se dançava em honra dos deuses da fertilidade. Até hoje, ambos existem em Creta. Então, o Minotauro, preso no labirinto, exigia carne humana de atenienses, para comer de 9 em 9 anos. Representa o homem obcecado pelo seu apetite devorador e que nada lhe contém. Teseu, herdeiro do trono de Atenas, resolve ir dominar o Minotauro. Encontra Ariadne, filha do rei Minos que se apaixona pelo herói, e dá-lhe um novelo de linha, a fim de que pudesse entrar no labirinto sem se perder. O novelo simboliza um plano e um propósito que os taurinos devem ter para não entrarem cegamente numa empreitada de longo alcance. O labirinto é o emaranhado de desejos e sensações físicas e materiais do ser humano. Teseu mata o Minotauro e volta para sua terra, abandonando Ariadne. Minos fica furioso e prende Dédalo
dentro do labirinto criado por ele, significando isso o artista aprisionado pela sua obra porque fez concessões, criando conforme a exigência do seu patrocinador e sacrificando a independência da sua criatividade.

Perfil Astrológico
Touro corresponde a plantar e criar raízes para se fixar, criando uma base sólida e estável na terra. Touro precisa extrair, possuir, acumular e conservar. Por isso, é o signo das posses e dos valores. Se você é taurino, identifica-se com assuntos relacionados às necessidades materiais e práticas da vida, que ofereçam estabilidade e segurança - tanto emocional como material. Tem bom-senso para lidar com valores, recursos e bens materiais, sejam pessoais ou de outros. Você valoriza qualidade de vida, conforto, beleza e prazeres como morar bem, ter boa aparência e farta alimentação. Para atingir seus objetivos possui muita capacidade de trabalho, preservação, paciência, perseverança. Interessam-lhe atividades ligadas à terra, à natureza, à estética e às artes. É talentoso para lidar com a matéria, o dinheiro, a terra, os alimentos, a forma, o concreto. Você tende ao ceticismo: dá valor às aparências, necessita ter provas e certezas de tudo e escolhe sempre o tangível, o palpável, o mensurável. Deve atentar para não desenvolver apatia, preguiça, gula, dependência, possessividade. Seus desafios são combater o pessimismo, a inércia, o conservadorismo e o apego à matéria. Prefere sempre o caminho mais seguro, escolhe sempre não enfrentar desafios e precisa equilibrar certa tendência à inércia e à acomodação. Touro é um dos signos mais sensuais do Zodíaco e não curte muito mudanças em sua vida. Dia da semana - sexta-Feira. Cores - rosa e verde claro. Pedras - quartzo rosa, turmalina rosa, safira. Paraiso astral - Virgem. Inferno Astral - Áries. Escravo astral - Libra. Melhores parceiros - Virgem, Capricórnio, Peixes e Câncer. Oposto - Escorpião. Verbo - "Eu tenho".

Touro e Oxum
Na umbanda, Oxum rege TOURO e LIBRA. É orixá da fertilidade e da riqueza, símbolo também da sexualidade e por isso mesmo está associado ao signo de Touro. É ainda vaidoso, diplomata, tem muita ambição social, o que o aproxima das características impressas pelo signo de Libra. Corresponde a Vênus. É associada a diversas Nossas Senhoras.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

"Há muito tempo eu vivi calado, mas agora resolvi falar"
Não Vou Ficar - Tim Maia

Não sei o motivo desse desejo repentino de fazer "anotações" diversas. Poderia ser em qualquer papel ou lugar, mas decidi fazê-lo aqui e espero que eu consiga e seja disciplinado.

Às vezes me pego divagando em pensamentos do que vi, li ou vivi e sinto, cada vez mais forte, a necessidade de registrar.

Não faço idéia se alguém algum dia lerá, mas se isso acontecer espero que contribua de alguma maneira para o bem.

Saudações,

Alex Alves Bastos

domingo, 18 de maio de 2008

Seja bem vindo!

Olá!
Seja muito bem vindo ao meu Blog!
Saudações,
Alex Alves Bastos - BH - MG